E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

domingo, 4 de julho de 2010

Wright, então, surge em um contexto de resistência ao colapso de 1893 e em um período de megalomania mesmo no fracasso e na pobreza extrema, a capacidade de reiniciar após a terrível prova de fogo Taliesin, em uma década de intransigência durante um momento arquitetônico de quase total inatividade, o anti estadismo, o ódio e a organização. Assim, surgira uma necessidade de continuar a protestar contra a sociedade e o governo.Wright,começa com um conceito anti classicista e diz que orgânico nada tem a ver com a arquitetura clássica, mas possui relação com os antigos edifícios japoneses,assim como a arquitetura nas catedrais góticas da Idade Média.

Frank.L. Wright teve uma experiência cultural com Adler e Sullivan, e para entender sua personalidade,tem que levar em consideração sua formação em Chicago. Este inicia sua atividade logo após a revisão formalística que dispersa a escola de Chicago após a exposição colombiana. Burnham e grande parte dos arquitetos de Chicago escolhem o neoclassicismo e propõem essa linguagem, Por outro lado Wright e outros como Griffin e Elmslie escolhem um limitado experimentalismo anti clássico e procuram a ocasião para exercê-lo á margem do mundo dos negócios e da construção oficial. Há então uma cisão entre maioria conformista e a minoria não conformista. Então, Wright insere-se bem no ambiente americano entre 1890 e 1910, onde existe uma classe media bastante numerosa que partilha tanto do entusiasmo, quanto dessa abstração iluminista tratada por ele.

Como todo inovador, Wright é um revolucionário que se opõe a moral utilitária da sociedade contemporânea e da educação acadêmica, seja esta tradicional ou moderna. E este dizia que:

“uma arquitetura orgânica implica uma sociedade orgânica’’



Não submetendo assim, o sentido orgânico apenas em uma obra,mas também em um novo modo de pensar e viver.

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