E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Analise das obras-Casa da cascata 1936-1938


Entre todas as construções wrightianas , esta e a mais famosa. Foi construída em cima de uma cascata, entre as colinas da Pensilvânia, e se adapta perfeitamente as formas das rochas , seguindo assim sua forma orgânica. Apoteose das formas horizontais , com os impressionantes vãos da sala de estar e dos terraços dos dormitórios. Itinerário contraste: uma vez passando por uma pequena ponte de acesso, se entra por um estreito corredor situado na parte posterior da casa pendente a montanha, na entrada também há dimensões reduzidas para que todo espaço luminoso da sala de estar possa ser explorado em toda sua potencia. Se o nível da água abaixa , uma escada e suspendida. Aqui a atrevida arquitetura é a protagonista: Wright concilia o edifício com uma serie de bandejas separadas por blocos de pedras reforçadas nas suas bordas.
Nesse projeto ocorre claramente a união do cenário natural e a arquitetura, como é nítida a forma arquitetônica seguindo a da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário