E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

segunda-feira, 5 de julho de 2010

A arquitetura orgânica para Frank Lloyd Wright

O organicismo desde a antiguidade ate o século XIX, baseou na convicção de que a arte deveria imitar a natureza, mas não com a finalidade de produzir copias perfeitas , mas com a finalidade de criar uma ilusão de vida, de conferir as qualidades da natureza viva sobre os produtos do homem.
Para Frank. L. Wright a arquitetura orgânica seria uma entidade criada de dentro pra fora ,cujos os princípios seguem as leis que governam a natureza. Na pratica as obras devem ser concebidas de dentro para fora, diz Bruno Zevi em “Historia de La arquitectura moderna”. Portanto a famosa frase de Louis Sullivan “a forma segue a função “ , seria estão conseqüência natural de um sistema que tem seu espaço interior como seu ponto de partida.
O pensamento de Wright e a favor de não imitar as formas da natureza e sim utilizar seus métodos, a forma de como as funções são expressas por suas formas.


“Esse método por si mesmo não produz necessariamente um belo edifício, mas fornece uma estrutura, uma base que tem uma integridade orgânica, suscetível a imaginação do arquiteto e que abre imediatamente para ele a riqueza das sugestões artísticas da natureza, assegurando-lhe um principio norteador, dentro do qual ele nunca pode ser totalmente falso, fora de época ou desprovido de motivos racionais”.
(citado em Zevi 1949,p.168.)


Na teoria de Wright estão vigentes aqueles conceitos fundamentais que permitem a transposição da natureza para a arquitetura: unidade orgânica e imitação dos métodos naturais. Seu organicismo alem disso, ganha conotação políticas ao parecer como condição sine qua non da democracia.

“ Desde o principio tive a certeza de que a arquitetura provinha da terra e de que o terreno , as condições industriais do lugar , a natureza dos materiais e a finalidade da construção determinavam a forma de cada edifício.Quando um jovem começa a compreender a idéia de arquitetura orgânica , torna-se intolerante com as restriçoes irracionais, com as imposições empíricas, com os melodramáticos gestos operísticos, com cenografia que o pseudoclassicismo e o pseudorenascentismo confundem com a arte e arquitetura[...]Queremos simetria ritmo porque ambos são vitais, mas uma simetria oculta, graciosa e um ritmo uniforme a todo, mas que na se lance
aos ares como uma fim em si mesmo e sempre com uma escala humana em todas as proporções “[...]
(citado em Zevi – 1959, p.456)

Nenhum comentário:

Postar um comentário