E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Contexto histórico a partir da influência da Escola de Chicago




Após o trágico incêndio em 1871 que ocorreu em Chicago se inicia a reconstrução da cidade. Essa reformulação arquitetônica e urbana transforma a cidade em uma grande metrópole, adotando novas tecnologias construtivas e novos materiais nos projetos.
A idéia de ocupar o máximo do terreno e da altura dele traz a volumetria cúbica, que acaba tomando conta da morfologia e rigidez formal e volumétrica, produzindo edifícios de forma semelhantes , que se diferenciam- se apenas por detalhes nas fachadas.
A arquitetura tem um caráter unitário nesse momento, a partir dessas técnicas surge uma arquitetura tipo, nesse contexto ela introduz uma nova linguagem , com a utilização de novos materiais construtivos e novas tecnologias pioneiras.
Assim a Escola de Chicago marca uma ruptura, baseando-se numa arquitetura nova, com uma nova tipologia, onde a forma e a função é definida pela estrutura.
Nesse contexto se destacam a equipe Adler e Sullivan, na escola de Chicago. Adler , urbano e culto, cuja as convicções socialistas se devem a Willian Morris , assim revelou-se um complemento ideal para Sullivan , intransigente e visionário. Seu conceito relativo à função era amplo e incluía considerações de teor estrutural, utilitários e social. Ele não evitava a ornamentação, ele procurava integrá-la ao projet, de tal forma que ela desse a impressão de que surgira da própria substância do material, pois Sullivan tenta reconciliar o natural com o industrial, por isso é considerado o pai do funcionalismo moderno da arquitetura orgânica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário