E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Desenvolvimento do orgânico

O adjetivo orgânico foi aplicado pela primeira vez na arquitetura de Louis Sullivan. E a palavra orgânica para Sullivan,assim como seu seguidor Wright é visto como um protesto contra a personalidade mutilada e contra a cultura mutilada. Assim, o movimento orgânico surge com uma linguagem diferente a fim de expor novas criações que vão contra a história de uma arquitetura cheia de regras e formalidades feitas para serem seguidas. Para Louis Sullivan o orgânico significava vivo, desenvolvimento , e não, como a arquitetura dominante de 1900.

’’Lamentável em sua frivolidade com funções sem formas,formas sem funções,detalhes incongruentes com as massas e massas somente congruentes com tudo o que seja frivolidade..’’


Os ideais orgânicos rejeitam regras arquitetônicas impostas pelo esteticismo exterior ou pelo mero gosto, assim como as pessoas a quem pertencera essa arquitetura rejeitará as imposições que estão de desacordo com a natureza e ou caráter do homem.

“O que achamos da arquitetura orgânica não e mera estética , nem culto, nem moda, mas um movimento real baseado na profunda idéia de uma nova integridade de vida humana de maneira que arte, ciência, religião são uma coisa só. Forma e função vistas como uma, isso e democracia”.
(citado em Van Eck -1994, p.266)

Nenhum comentário:

Postar um comentário