E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

sábado, 3 de julho de 2010


Frank Possui uma ambição de criar uma arquitetura nova, independente dos estilos tradicionais e aderentes a vida moderna, assim como Sullivan. E pensa que alem das determinações históricas concretas, existe um estado natural, um aspecto genuíno da vida, que normalmente encontra-se escondido e contaminado pelas imposições e coações externas.
Aderindo a esse núcleo vital,nasce uma arquitetura finalmente liberta de todo conformismo e de todo sistema normativo, o adjetivo Orgânico.
Uma arquitetura que se inspira nesse ideal não pode reconhecer as leis impostas pelo esteticismo ou pelo simples gosto,assim como uma sociedade orgânica deveria refutar as imposições externas a vida e contrastantes com a natureza e com o caráter do homem, que encontrou seu trabalho e o lugar onde pode ser feliz e útil, em uma forma de existência adaptada a ele.
Tal como os liberais do século XVIII definiam seu sistema político e econômico sobretudo em termos negativos, enquanto a liberação do velho sistema de regras e de limitações, assim Wright fala de sua arquitetura sobretudo em frases como:

“independência de toda imposição externa, venha ela de onde vier-e de toda devoção aos clássicos, independência de todo padrão comercial ou acadêmico que ponha a vida em uma encruzilhada. E encontra infinitos modos para qualificar aquilo que não quer: o classicismo,o eixo maior e o menos,as cinqüenta e sete variedades,a cornija,cúpula o arranha céus,entre outros.Ele mesmo talvez perceba esse componente de sua cultura quando fala de liberalismo artístico”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário