E aqui estou ante vocês pregando a arquitectura orgânica, declarando que a arquitectura orgânica é o ideal moderno e o ensino tão necessário se queremos ver o conjunto da vida, e servir agora ao conjunto da vida, sem anteponer nenhuma "tradição" à grande TRADIÇÃO. Não exaltando nenhuma forma fixa sobre nós, seja passada, presente ou futura, senão exaltando as singelas leis do sentido comum —ou do super-sentido, se vocês o preferem— que determina a forma por médio da natureza dos materiais, da natureza do propósito... A forma segue à função? Sim, mas o que importa mais agora é que a forma e a função são uma.
F. L. Wright, Organic Architecture, 1939

sexta-feira, 2 de julho de 2010



Frank Lloyd Wright enuncia as seis características do que significa a arquitetura orgânica para ele:

1 )A presença da simplicidade.Assim como dizia Sullivan’ pensar,é trabalhar em termos simples e quando três linhas são suficientes,cinco significam sempre estúpido’

2 )Ser anti racionalistas


3 )A presença da imagem da natureza.Este dizia que a riqueza da inspiração na natureza é inesgotável,por isso sua inspiração vem desta. Porem, este princípio tem conduzido repetidamente um equivoco de pensar Wright como um naturalista.

4 )Cores que se harmonizam com as formas naturais

5) Mostrar os materiais tal como são.Já que todo material tem sua mensagem para mostrar e para o artista criador o material serve como uma poesia.

6 ) A casa com caráter,ou seja que expresse sua função.



Wright possuía características em seus projetos que alem dessas, era a utilização de beirais que se prolongavam, assim este tentava fundir a casa com seu entorno, de modo que com freqüência é impossível dizer onde a casa começa. E essa propensão para o orgânico pode em parte explicar por que Frank Lloyd preferia utilizar materiais extraídos diretamente da natureza, paredes de pedra bruta, pisos de granito bruto e madeiras rústicas, sem acabamento. Alem disso, essa propensão justifica o desenvolvimento da sua planta aberta, flexível. Busca sempre conferir unidade espacial a arquitetura, porem fechando-a não a abrindo.
Ate em Chicago já havia uma preocupação de modo que ele não fez uso da ossatura nem de ferro nem de concreto, permaneceu bastante reticente quanto ao uso de vidro e do branco,e tão cauteloso com relação as aberturas,que se confundiam com as entradas.
Assim, esse vincula a habitação humana ao solo o mais intimamente possível introduzindo-o dentro da casa na forma de paredes rústicas. O terreno adere a casa como Luis Sullivan dizia:

“Uma realidade que se apreende com todos os dez dedos”

Nenhum comentário:

Postar um comentário